Goiânia é a capital do estado de Goiás, na região centro-oeste do Brasil. A cidade tem aproximadamente um milhão e meio de habitantes e continua crescendo na a medida em que mais pessoas se deslocam para a capital, vindas do interior e regiões rurais, em busca de emprego.
A infraestrutura de Goiânia é inadequada para uma população que cresce rapidamente, sobretudo em termos de serviços de saúde, transporte, sistemas de educação, habitação e oportunidade de emprego. Como resultado, há violência, toxicodependência, índices crescentes de prostituição e tráfico de seres humanos. Como a maioria da população não recebe o salário mínimo atual, há pobreza, doença, sofrimento e problemas socioeconômicos relacionados. Um problema crescente é o da AIDS e um número cada vez maior de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Em Goiânia e em Goiás, a doença segue a tendência geral no Brasil de pauperização, feminização e interiorização. No recorte racial, no Brasil a doença atinge majoritariamente pessoas negras. A falta gritante de centros de saúde é um problema social chocante. Não há número suficiente de profissionais médicos ou unidades de saúde disponíveis para atender às necessidades crescentes.
Detalhes da Organização:
Foi neste contexto geral que Divina de Fátima Nogueira Dias e Irmã Margaret Hosty fundaram o “Grupo AAVE – AIDS: APOIO, VIDA, ESPERANÇA”, no final de 1995. A instituição foi registrada como uma organização não-governamental em 2000 e ganhou o título de “Utilidade Pública Estadual” no estado de Goiás em 23/03/2005, pela Lei N º 15,132 e “Utilidade Pública Municipal” da cidade de Goiânia em 07/08 / 2007 pela Lei N º 8570.
O Grupo AAVE tem como objetivos apoiar as pessoas vivendo com HIV/AIDS, fornecer informação/educação sobre a prevenção do HIV/AIDS na comunidade e promover atividades de lobby e advocacia com a finalidade de proteger os direitos humanos.
As 185 pessoas cadastradas no Grupo AAVE e suas famílias vêm da cidade de Goiânia e das cidades de Aparecida de Goiânia, Trindade, Bela Vista de Goiás, Senador Canedo, Goianira e Campestre e têm pelo menos uma pessoa vivendo com HIV / AIDS. A fim de cumprir a sua missão e objetivos, o Grupo AAVE oferece uma variedade de serviços, cursos e atividades, tais como: alfabetização de adultos, aconselhamento, artes e ofícios de artesanato, aulas de informática, culinária, espiritualidade, assistência social, assistência jurídica, um projeto de reciclagem, visitas domiciliares e hospitalares. O Grupo também fornece ao público informações sobre HIV/AIDS e como preveni-los. A cada ano, por meio desses serviços e cursos, o AAVE atende pelo menos 10 mil pessoas.
As atividades, serviços e cursos oferecidos pelo AAVE são direcionados aos adultos. Ocasionalmente, os filhos acompanham seus pais, tutores ou cuidadores. Quando as crianças estão presentes no AAVE, elas ficam sempre sob a responsabilidade do adulto que as trouxe ao AAVE e permanecem junto a essa pessoa enquanto ela participa de uma atividade ou serviço. Com respeito a adultos vulneráveis, os mesmos são incentivados a participar de uma atividade ou serviço na companhia de um familiar, quando isso é possível.
A política a seguir foi elaborada pelo Grupo AAVE para proteger os direitos das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.